Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

23 de outubro de 2010

Equador Sul - Loja, Vilcabamba e Cuenca

Prorrogado oficialmente o ano sabático em um novo país: o Equador.
Terra de vulcões, Galápagos e Rafael Correa, pelo menos por enquanto. A substituição do sucre pelo dólar americano como moeda oficial em 1998 trouxe uma certa estabilização econômica ao país. Vale o aviso: poucos lugares aceitam notas de 100 dólares e às vezes até notas de 50. Essas notas só podem ser trocadas no Banco Central em Quito e em alguns bancos em outras cidades.


Flor de cacto

Atravessei a fronteira Peru-Equador por Marcará, mais tranquila que a conturbada fronteira de Huaquillas. A primeira parada foi na cidade de Loja, uma das cidades mais antigas do Equador. O centro mantém o estilo colonial, as igrejas datam do século XVI, mas foram remodeladas após serem destruídas por terremotos.


Calle Bolivar de Loja

Vilcabamba é um povoado que fica a um pouco mais de uma hora de Loja. Hoje, turistas estrangeiros buscam a mesma tranquilidade que os equatorianos aproveitam tanto quanto a realeza Inca o fazia no passado. A região é conhecida como "Vale da Longevidade", fama que pode ter origem na sua água, rica em minerais.


Vilcabamba, um povoado cercado pelas montanhas

O turismo oferece caminhadas, passeios a cavalo, cachoeiras, visitas a vilarejos, trutas... O povoado é uma das portas de entrada para o Parque Nacional de Podocarpus, mas a caminhada ao Cerro Mandango proporciona uma bela vista da cidade.


Cerro Mandango

Cuenca fica a quatro horas a norte de Loja pela estrada Pan-Americana. O centro da terceira maior cidade do Equador é Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Um passeio pelas ruas de Cuenca nos traz de volta ao ambiente colonial do passado.


As ruas coloniais de Cuenca

Nenhum comentário:

Postar um comentário