Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

24 de fevereiro de 2010

7 dias no Malaui

Por uma combinacao de oportunidade e tempo, acabei com um visto de transito, valido por 7 dias no Malaui. Custo do visto de transito: US$50.
Sem muita informacao sobre as relacoes diplomaticas com o Brasil, segui em direcao a fronteira mais movimentada conhecida por corredor Tete. Na entrada, o oficial da imigracao me informou que deveria ter o visto, gentilmente redigiu uma carta e me instruiu a oficializar o visto em Blantyre.
Ha casas de cambio acerca, o dolar no mercado negro vale mais que no oficial e um pouco mais ainda com o mesmo oficial na imigracao... penso que a colonizacao britanica deixou as pessoas mais tranquilas, afinal que pais se entra sem visto e faz cambio na fronteira?
O relevo tambem difere. Quebrando a monotonia das planicies mocambicanas, as montanhas do Malaui guardam lagos de aguas transparentes ou surgem como grandes blocos de pedra.
Cape McClear, baias de Monkey, Senga e Nkata sao opcoes para curtir praias de areia clara e agua doce do lago Malaui. Uma opcao de locomocao e o ferry Ilala que ha 50 anos transporta turistas, locais e cargas uma vez por semana entre os principais portos, de norte a sul do grande lago. Por vezes, o ferry avanca a fronteira com o Mocambique e um visto temporario e emitido. Snorkelling, caiaque ou mergulho sao opcoes para explorar as aguas. Fiquei com a primeira opcao, devido a agenda apertada. Conheci os peixes coloridos de agua doce que insistiam em me cumprimentar.
O macico de Mulange e cercado por plantacoes de cha. Possui belas trilhas, cachoeiras e boa escalada em rocha. No topo da montanha mais alta encontro a placa em homenagem ao conterraneo Gabriel Butchmann que conheceu esse povo tranquilo de muitos sorrisos:
"Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma nao e pequena".

Nenhum comentário:

Postar um comentário