Viagens, culturas, aventuras, montanhas, escaladas, trilhas, fotografia e filmes da natureza.

“Para viajar basta existir. ... Fernando Pessoa

23 de dezembro de 2009

O pais vermelho

A China e um pais em pleno desenvolvimento e os chineses aprendem rapido. Superpopuloso, mao de obra eles tem em fartura. Impressionante como preenchem onibus e trens em um instante, sempre ha pessoas indo e vindo de algum lugar.
Dizem que Shanghai parece Nova Iorque. Eu nunca estive em Nova Iorque mas os neons coloridos e as lojas de primeira brilham na Avenida Nanning. Arranha ceus e uma torre de TV com nome de "Perola Oriental" completam o cenario na Manhattan chinesa.
Pequim e completamente diferente, contem o passado, a historia. A Cidade Proibida ocupa uma grande area no centro da cidade. Algumas salas mostra um pouco de como era a vida dos imperadores. Objetos simples sao como obra de artes. O Palacio de Verao tambem e imenso. Nao era a toa que todo mundo queria queria ser imperador.
Peguei um trem para conhecer a Grande Muralha da China. Badaling e um dos trechos que foi reconstruido por isso a impressao de estar bem conservado. O tempo estava fechado e a nevoa nao deixava ver muito longe. Sei que caminhei por algumas horas somente um pequeno pedaco dessa obra grandiosa, congelando meu nariz e minhas maos.
O frio me fez rumar para o sul. Yangshuo e Guilin tem a beleza natural da China com seu montes de limestone. Ha diferentes formas de explorar a regiao: escalada em rocha, mountain bike ou passeio de jangada de bamboo.
Particularidades (nao exclusividade) chinesas:
- comem sementes, muitas, girassol eu consegui reconhecer
- tomam noodles de pote, em todo lugar tem agua quente
- andam com uma garrafinha para o cha
- fumam, em todos os lugares, ate dentro de onibus
- dao o troco em mercados ou lojas com as duas maos
- queijo e chocolate sao artigos raros, ou caros
- cospem
- furam fila
- comida doce, experimentei uma sopa de arroz (no cafe da manha) e uma salsicha
- andam de pijama na rua
- sites como facebook, multiply ou blogs sao proibidos
- nao usam, nem tem fio dental para comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário